Marie Kondo fala mais sobre cosméticos no Isso me traz alegria – Um guia ilustrado da mágica da arrumação. No livro, ela defende que produtos de cuidados com a pele devem ficar separados das maquiagens porque os cosméticos são à base de água, o que pode arruinar as maquiagens, geralmente em pó. Se não der pra colocar em gavetas diferentes, ela sugere o uso de caixas. Produtos mistos, como bases líquidas, podem ficar ao lado de cremes líquidos.

Eu adoro maquiagem, então se prepare para um post que está mais pra blogueira digital influencer de beleza do que de blog sobre organização. Prometo que no final volto ao modo normal e mostro como tudo ficou.

A TRIAGEM

Bases, BB creams e primers: A minha base favorita é a Teinte Idole Ultra 24h da Lancôme (amo tudo da marca). Ela dura o dia todo e deixa a pele com uma textura aveludada e natural, sem cara de reboco (odeio). Antes, eu era fã do Studio Fix, da MAC, mas passei a gostar menos da cobertura matte deles. Ainda tenho porque é prática para um dia de pressa, ou pra deixar a pele menos melecada quando uso BB creams mais cremosos, como o da L’Óreal ou da Smashbox. O da Dior não precisa de nada, é amor no frasquinho. O No foundation foundation da Perricone MD também é ótimo, super leve na pele. Aqui só quem saiu foi um primer, eu mal uso o produto. O fixador da Urban Decay também uso pouco, vou tentar usar mais de dia pra acabar logo. Não tirei muita coisa, mas separei uma base pra nécessaire de viagem e pra um kit de maquiagem pra deixar no trabalho.

maquiagem-bases-konmari

Blush: Na hora da foto eu tirei só quatro itens, mas outros se foram quando fui arrumar as coisas na gaveta. É como Marie Kondo defende, fazer a triagem é um exercício, quanto mais você faz, mais fácil e rápido é decidir o que vai e o que fica.

maquiagem_blush_konmari
01 amor: blushes da Nix (especialmente o Sand)

Sombras, lápis, delineadores: outra foto de depois que está desatualizada. Os lápis foram o que mais sofreram baixas, mal me lembro da última vez que usei algum deles. Algumas sombras repetidas também se foram.

maquiagem_sombras_konmari

Corretivo e rímel: Eu amo rímel, mas durante o dia só consigo usar esse vermelho e branco da L’Óreal, que cria uma película nos cílios. Tenho rinite e passo o dia coçando os olhos, o que me deixava com uma cara de panda quando usava outras máscaras na parte da manhã. O louco é que de noite a minha maquiagem fica mesmo depois de dançar 875756 horas. E como minhas amigas sabem que eu adoro rímel, fiquei com essa coleção aí. Juro que cada um deles tem uma função e efeito diferente, gente! Já corretivo eu só amo um, o da Select Cover-up da MAC, que tem cobertura ótima e textura super fluida. O Touche Éclat, da YSL, eu comprei pra experimentar, mas confesso que não faz muito por minhas olheiras.

maquiagem_rimel_konmari

Batons: É a maquiagem mais barata e, portanto, mais numerosa. Também é um ótimo presente. Entre surtos no Morangão e viagens, fiquei com essa coleção. Tirei primeiro os batons e delineadores que já estavam velhos. Depois, os que não tinham uma fixação muito boa. Produtos estilo gloss também se foram, não gosto mais do acabamento. Finalmente, tirei algumas cores repetidas. E ainda sobrou um tantão de coisa!

maquiagem_batons-konmari

Pincéis: taí um conselho certo dos blogs de beleza, vale muito a pena investir em bons pinceis pra maquiar. Acho que aqui a questão não é de qualidade, mas sim de encontrar o pincel que torna mais fácil pra você fazer um efeito, um esfumado, um gatinho. E, POLÊMICA: ao contrário de 99% dos tais blogs, eu não me dou nada bem com os pincéis da MAC. No entanto, sou fissurada pelos da Coastal Scents. O site deles é feinho, mas eles fabricam ótimos pinceis com fibras naturais e artificiais (alô, loucas por maquiagem que querem produtos que não usam derivados de animais!). Amo tanto que comprei dois conjuntos extras pra quando os principais ficassem velhos, mas até agora eles não mostram sinais de que devem ser aposentados. Também amo os pincéis da Lancôme, as fibras acariciam o rosto. ❤

maquiagem_pinceis_konmari

COMO FICOU

A primeira gaveta da direita ficou com os produtos de preparar a pele. Tem tônico, hidratantes, loções e as bases/BB creams. Os pincéis ficam aqui também pra ajudar a aplicar.

como-organizar-bases-pinceis

Na primeira gaveta da esquerda ficam os batons e blushes. Infiltrados estão um creme pra mãos e um espelho de aumento. Os batons eu separei por marca e de cabeça pra baixo, assim vejo o nome das cores e escolho mais rápido.

como-organizar-batons-blush

Os produtos para os olhos ficam na segunda gaveta. Tudo bem facinho de escolher e pegar.

como-organizar-rimel-sombras

Finalmente, na segunda gaveta da direita ficam os demaquilantes,  primers e hidratantes mais potentes. A caixinha é de quadradinhos de algodão super resistentes e macios, não vivo sem.

como-organizar-demaquilantes

Esmaltes não são bem maquiagem, mas fazem parte do arsenal colorido que uso. Eles ficam em uma caixa também de ponta cabeça pra ajudar na hora de escolher a cor. Eles compartilham a gaveta com meus remédios. E sim, essa caixinha transparente é de Ferrero Rocher, da época em que eles as vendiam aos montes pela Avenida Paulista. #old

como-organizar-esmaltes