Eu A-D-O-R-O um sabonete, um hidratante, um creminho, bem espírito de vó que tem sempre uma gaveta no armário que renderia uma barra pra cada neto. No entanto, essa categoria não me assusta em termos de acúmulo porque uso tudo sem dó. E pra deixar a coisa mais animada, finalmente chegou meu armário de banheiro novo! Aqui não resisti, foi triagem seguida de arrumação.

Cosméticos para o rosto

O gif de antes e depois dessa categoria fica até meio desanimado. Como tenho noia de usar produtos de tratamento vencidos, só compro outro depois que o que estou usando está acabando. Tirei uma máscara de limpeza que nunca usava, um creme para olhos que já estava com uma cara suspeita (os fabricantes recomendam que se você percebe que o cheiro do produto mudou já e hora de dar tchau) e um que estava repetido.

konmari_produtos_pele
Um gif (quase) desanimado

Os cosméticos de uso mais frequente (creme hidratante, tônico, creme para os olhos) ficam na mesma gaveta das bases, assim o processo de preparar a pele de manhã fica concentrado num lugar só e eu não pulo etapas.

21022016-IMG_6614

Na gaveta seguinte ficam os produtos da noite: removedor de maquiagem, creme para a noite, algodão quadradinho (amo). Primers e fixador de maquiagem, que eu basicamente só uso em programas noturnos, também ficam aqui.

21022016-IMG_6615

Hidratantes + Sabonetes + Produtos de cabelo e higiene

Antes do armário novo chegar, meus produtinhos ficavam num armário do quarto de visitas. Nem tirei foto do antes porque eles ficam muuuuito mais bonitos na gaveta amarela. Os cremes de cabelo que uso diariamente (sou cacheada e adepta de leave ins e quetais) ficam na parte da frente. De manhã é abrir a gaveta, pegar os frascos e já devolver para o lugar. Ao mesmo tempo, consigo bater o olho e ver se preciso repor alguma coisa.

21022016-IMG_6617

Miniaturas

O armário novo me rendeu uma gaveta para as miniaturas, frasquinhos de viagem e itens avulsos. Precisar, não precisa, mas é tão mais legal ver as coisas ali, super fáceis de achar, todas bonitinhas! Serve tanto pra repor rapidamente a nécessaire de viagem quanto pra oferecer a um hóspede uma touca de banho. Outra coisa que também ficou nessa gaveta são produtos MAC que já acabaram. Pra quem não sabe, se você juntar seis embalagens de plástico deles você pode trocar por um batom em qualquer loja e eles encaminham o material pra reciclagem.

21022016-IMG_6619

Nécessaire de viagem sempre pronta: ter ou não ter?

Eu tenho o costume de ter um nécessaire de viagem sempre pronta, com versões pequenas de produtos ou frascos menores pra economizar espaço (faço de tudo pra otimizar peso na mala). Se eu percebo que passou muito tempo desde a última viagem, uso os produtos nos frasquinhos até acabar e os retorno vazios até a próxima partida.

No Spark Joy, Marie Kondo pede que você se questione se realmente usa as tais miniaturas. Eu, por exemplo, uso os sabonetes e hidratantes, mas nunca me empolgo para usar sachês de amostra de primers e bases. Esses eu tenho usado logo que ganho, ou passo adiante quando eles não são do meu tom de pele.