Coisas de quem sai de casa cedo: desde que me mudei pra São Paulo, com 17 anos, tinha um medo louco de perder algum comprovante de pagamento. Até hoje eu guardava a minha primeira pasta de contas. Com o passar do tempo, os comprovantes da PUC passaram de segurança a item de recordação.

O processo de organização é o mesmo desde então: uma pasta do ano com todas as contas lá dentro. Nos primeiros anos era uma pasta sanfonada com uma tab pra cada conta: Telesp, PUC, aluguel de telefone… deu pra sacar a idade das tralhas? Depois, passei a colocar tudo em uma única pasta (método aprovado por Marie Kondo, ufa!).
Duas infos importantes sobre o medo de jogar fora os comprovantes: no caso de contas, basta guardar as dos últimos 5 anos. E no caso de prestadores de luz, água, telefone, cartões de crédito, basta guardar aquele comprovante de quitação de débitos que eles mandam anualmente.
A ordem de Marie Kondo é jogar TUDO que não precisar ser guardado fora. Com isso, as pastas antes de 2009 foram descartadas sem dó (e ainda me diverti usando um picotador de papel).
Dos cadernos
Eu sempre tive o costume de anotar tudo na aula e passar a limpo nos cadernos ao chegar em casa. Eram tão bem cuidadinhos que ainda guardava alguns cadernos do colégio e vários da faculdade ainda estavam guardados. Até agora foram os objetos que mais passei tempo manuseando pra ver se realmente já conseguia me desprender deles. Óbvio que vários ainda ficaram. Vai que um dia eu queira rever minhas anotações de história medieval? 😀

Outro caderno que achei na limpa foi o de mixtapes. Eu nem lembrava disso, mas tinha o costume de criar listas de música em um caderno especial. Tirei uma foto do bichinho pra posteridade e criei as playlists no Deezer. A seleção é meio duvidosa, meio sofrida, mas me faz voltar no tempo rapidinho.

Balanço: uma belíssima pilha de papéis para reciclar e algumas playlists na Deezer.
Bônus: ano que vem é só pegar a pasta de 6 anos atrás, jogar a papelada fora e usar no ano corrente.
24 24-03:00 janeiro 24-03:00 2016 at 19:01
Estou me divertindo com seu blog (e os gifs! :D) Também fiz o processo todo aqui em casa. Legal ver algo assim detalhadinho em português.
CurtirCurtir
25 25-03:00 janeiro 25-03:00 2016 at 15:36
Êba, brigada! Ainda faltam alguns passos, mas já estou bem feliz com os resultados! Quanto tempo você levou pra fazer tudo?
CurtirCurtir
26 26-03:00 janeiro 26-03:00 2016 at 13:46
Eu levei uns dois meses, mas a casa é enorme e tenho duas crianças. Ainda não estou 100% satisfeita, vou fazer um segundo round em breve — mas já fez muita diferença, em tudo, desde escolher uma roupa até fazer comida. Vc já viu os grupos americanos do Facebook?
CurtirCurtir
27 27-03:00 janeiro 27-03:00 2016 at 22:34
Eu estou demorando um pouco mais por causa das fotos/gifs. Também acabei de instalar armários novos, aí na verdade estou reorganizando os objetos de cozinha e banheiro. Mesmo assim já estou bem feliz com os resultados. Me indica uns grupos? Eu criei um Komono Brasil, mas por enquanto só tem uns 3 amigos. Quer entrar? 🙂
CurtirCurtir
28 28-03:00 janeiro 28-03:00 2016 at 19:31
Quero sim, eu abri um também mas só tem eu 😀 hehehe Acabei de postar umas fotos da minha casa, me manda uma msg no face pra eu te add?
CurtirCurtir